Fumar e os riscos pra diabetes

É importantíssimo que nós, pessoas diagnosticadas com diabetes ou pré-diabetes, comecemos a cuidar também dos outros fatores de risco de doenças cardiovasculares, renais e da retina. Um exemplo é o cigarro.

Parar de fumar reduz o risco de várias doenças crônicas e aumenta a expectativa de vida. Um cuidado para quem tem diabetes é o peso depois de parar de fumar, que pode levar ao descontrole da diabetes e de outras doenças que podem estar associadas.

A qualidade da alimentação de quem está tentando parar de fumar deve ser a melhor possível e realizar atividades físicas nesse momento é imprescindível, já que vai ajudar tanto a parar de fumar como a manter o peso. Existem muitos estudos mostrando efeitos benéficos de aumentar as atividades físicas e diminuir o ganho de peso após parar de fumar.

A abstinência a curto prazo também vai melhorar com exercícios.

A alimentação deve consistir principalmente em alimentos que aumentam a saciedade, como frutas inteiras, vegetais e grãos, que podem diminuir o aumento do apetite que costuma surgir após a cessação do tabagismo. Foi demonstrado em estudos que fumantes com maior consumo de frutas e
legumes ganharam menos peso depois de largar o cigarro, comparado com aqueles com baixo consumo.

Uma dieta de boa qualidade também pode reduzir o risco de doenças do coração entre as pessoas que já fumaram alguma vez na vida, assim como reduz naqueles que nunca encostaram no cigarro.

Apesar de ser difícil realizar essas mudanças de alimentação e se engajar nos exercícios, é fundamental que você tente!

E pra quem não tem diabetes,  fumar já se sabe que é um fator de risco para a resistência à insulina, que leva ao diabetes tipo 2. Fumar também leva a um pior controle da glicemia nos pacientes com diabetes tipo 1. Fumar aumenta a hemoglobina glicosilada e o teste de glicose-tolerância. Mulheres e homens que fumam tem maiores níveis desses exames.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos da diabetes gestacional para seu filho na fase adulta

Diabesidade: a epidemia de diabetes + obesidade