Banana e Diabetes combinam?

Olá! Faz tempo que não posto aqui, espero que esteja tudo bem com vocês. :)

Recentemente uma vizinha que também tem diabetes (tipo 2) me disse que gosta tanto de comer banana que come quase uma penca por dia! É banana de manhã, de tarde e de noite. 

Eu fiquei muito assustada com o relato porque pra mim, diabético não deveria comer banana deste jeito. Então eu fui procurar um pouco sobre diabetes e banana. O que eu encontrei vou descrever aqui.

Banana é rica em carboidratos!

Cuidado com essa fruta porque é uma das que mais contém carboidrato.

100 gramas da banana prata contém:
  • 89 kcal
  • 22,84 g de carboidratos
  • 1 g de proteínas
  • 0,33 g de lipídios
  • 2,6 g de fibra alimentar
É muito carboidrato pra uma fruta só! Veja que não tem quase nada de proteínas e lipídios.

Pode comer ou não?

Apesar disso, parece que se tomarmos alguns cuidados, é possível ingerir a fruta. O principal cuidado a tomar é consumir a banana um pouco menos madura. Quando mais madura ela é, mais amido se converte em carboidratos absorvíveis. Quanto mais verde ela é, menos isso acontece: o chamado amido resistente atua parecido com as fibras, pois nosso corpo não consegue absorver.

É preciso ainda consumir a fruta com outros alimentos ricos em fibras como aveia! Adicione uma canelinha por cima e tá ótimo!

E também não vá comer uma penca de banana por dia! Tenha moderação!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos da diabetes gestacional para seu filho na fase adulta

Fumar e os riscos pra diabetes

Diabesidade: a epidemia de diabetes + obesidade